sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cinema e História

Escritores da Liberdade

Hoje um filme para pensar nas pessoas que estão ao nosso lado.
Baseado em uma história real, o filme mostra a vida da professora Erin Gruwell, que esta iniciando sua carreira como professor,  como primeiro desafio vai trabalhar em uma escola com sérios problemas de violência e tensões raciais entre gangues. Sem apoio da direção da escola, a professora vai lutar sozinha para fazer com que a educação possa fazer a diferença na vida destes adolescentes.
Fazendo com que contem suas histórias e ouçam as histórias das pessoas com quem convivem diariamente, vai fazer despertar o poder da tolerância, recuperando suas vidas, que certamente estariam destinadas a violência e mostrando-os novos caminhos através da educação e do respeito ao próximo.


   

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cinema e História



Boa Noite e Boa Sorte

O filme de hoje vem no contexto da Guerra Fria.
Em plena era do Macarthismo, um dos reflexos da disputa entre capitalismo e comunismo durante a Guerra Fria, onde perseguia se qualquer pessoa que demonstrasse simpatia pelo comunismo nos EUA, o apresentador de TV, Edward vai lutar para em seu programa mostrar os dois lados da questão para seus telespectadores. Para isso vai revelar as tácticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O Senador MacCarthy, porém prefere intimidar Edward ao usar seu direito de resposta oferecido pelo apresentador, dando inicio ao um grande conflito publico com a midia estadunidense.


sábado, 13 de agosto de 2011

Cinema e História

A dica desta semana e um filme sobre a Grécia Antiga seus costumes e tradições.

Tróia

Das histórias de Homero para as telas, Tróia conta uma história repleta de aventuras e herois da antiguidade. O enredo da história vai se desenrolar com o amor entre Paris e Helena, que rapitada por Paris, acaba provocando um longo conflito de mais de uma década entre os gregos, a famosa Guerra de Tróia.
Este filme pode nos dar uma noção imensa dos costumes e tradições do dia a dia dos gregos, além de nos possibilitar uma viagem no tempo, para uma fantástica aventura na antiguidade.