sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cinema e História

A Jovem Rainha Vitória

O filme A Jovem Rainha Vitória vai retratar os primeiros anos do reinado da Rainha Vitória que foi o reinado mais extenso do Reino Unido, e ficou conhecido como a Era Vitoriana. No período do reinado de Vitória a Inglaterra alcançou seu auge econômico, mas ambiguamente sua morte simboliza o fim da hegemonia inglesa no mundo econômico.
O filme também vai explorar a luxuria e o cotidiano da vida e educação rígida das mulheres das cortes no século XIX, a formação de seu caráter e personalidade para assumir após a morte de seu tio Guilherme IV, o governo do reino com apenas 18 anos.
Romances a parte, o filme vai desenrolar em torno do amor que Vitória sente por seu primo, Alberto. Nesta história Vitória vai pedi-lo em casamento, como ele aceita, e uma das primeiras noticiais de casamentos reais que temos movidos pelo amor.
Por centrar-se na história de amor entre Vitória e Alberto, o filme não contempla fatos importantes deste período como o expansionismo inglês, e a revolução industrial, que foram marcas do reinado de Vitória.

   

   

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cinema e História

O Carteiro e o Poeta

Em homenagem a Pablo Neruda, o filme que concorreu ao Óscar de melhor filme em 1995 e mais 4 indicações, retrata uma pequena passagem de sua vida e da poesia de Neruda.
O filme conta a história do carteiro Mario que começa a trabalhar entregando correspondências para o poeta, em um período em que Pablo estava em exílio político na Itália, nascendo entre os dois uma grande e solida amizade.
Se utilizando desta amizade Mario, pede que o poeta torne-se cúmplice para que ele conquiste seu grande amor. Pablo faz com que Mario descubra o grande poeta que estava adormecido dentro de si. Um filme  emocionante carregado com os poemas e versos de Pablo Neruda que combinam perfeitamente com o lugar onde o filme foi gravada, em uma belíssima região italiana.


  

  

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

sábado, 17 de setembro de 2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cinema e História

Machuca

O filme retrata o contexto dos dias que vão anteceder a ditadura militar do Chile em 1973, ainda no governo de Salvador Allende.
O padre McEnroe diretor de um dos melhores colégios de Santiago, e onde so alunos de alta classe frequentavam, Inspirado nas idéias de Allende, abre possibilidade para que crianças de classe mais humildes possam estudar na escola, uma destas crianças e  Pedro Machuca, assim como as outras sente-se deslocado em meio aos alunos mais antigos da escola, e também devido a suas diferenças sociais.
Neste contexto de diferenças, desigualdade e conflitos que vai nascer entre dois garotos, Pedro e Gonzalo, uma grande amizade, deixando de lado as diferenças e o grande abismo que os separam.
 
         








Trailer:

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

sábado, 10 de setembro de 2011

Para que serve a História???

Olhar para o passado e tentar achar um significado, uma serventia pode ser uma tarefa um quanto difícil. Pois devemos ter o cuidado e a responsabilidade de julgar e analisar fatos e acontecimentos passados.
E a os que digam que ela não serve de nada. Mas serve, e muito!
Tem sua função, em especial uma função social em nosso dia a dia, talvez não uma função que possamos ver a olhos nus, sentir seu cheiro ou acariciá-la, a História nos transporta para nosso lugar no tempo e espaço, nos insere como sujeito na vida social, fornece nos conhecimento de como as engrenagens do mundo funciona, assim podemos pegar o bonde da sociedade andando, misturarmo-nos aos outros passageiros sem sermos postos a margem. E a passagem para entrar nesse bonde qual é? O mínimo de conhecimento sobre passado já nos garante o embarque sem corrermos o risco de sermos postos para fora.
Entre outras funções, podemos dizer sim que nos serve para entender nosso presente, a sociedade que nos rodeia com suas estruturas e organização. Para não cometermos  os mesmos erros que foram cometidos no passado, sim, também para nos tornarmos cidadãos mais conscientes e responsáveis de nossos direitos e deveres. Serve-nos como experiências, para nos aculturarmos com outros conhecimentos e culturas. Pois se não soubermos de onde viemos como saberemos para onde vamos??.
Entendermos por que estamos aqui hoje da forma que estamos, com estes costumes, tradições, usando estas roupas, indo a escola, lendo estas palavras em uma maquina que mal sabemos como chegou ate-nos.  
A história não é feita pelos grandes políticos ou grandes nomes como estamos acostumados a ver por ai nos livros mais antigos, a história e feito por mim por você pelo tio que morra na esquina, pelo padeiro, por sujeitos inseridos em um contexto que quem faz o processo da história acontecer somos nós, sujeitos que riem e choram se emocionam, que ficam tristes e felizes, que lutam para conquistar sonhos alcançar objetivos, pessoas que vão ao supermercado que ficam doente, mas que acima de tudo constroem a sua história e conseqüentemente constroem a história do nosso país.
Mas como se refere o historiador Marc Block, a História também esta ai para nos divertir. È isto pode ser claramente possível se olharmos para ela sem rotúlos ou concieitos ja pre concebidos. Se quando a estudamos, ou estamos lendo um livros fecharmos os olhos e nos darmos o direito de sonhar, os trasportar para aquele tempo e espaço, imaginarmos em um navio portugues das primeias viagens ao Brasil, ou ser um caçador pré histórico em busca de um mamute. A história so podera ser divertida se dermos o direito que ela seja como tal.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cinema e História

Bela Noite para Voar

Bela Noite para Voar e mais um dos filmes e especiais de TV que retratam a vida do presidente Juscelino Kubitschek, e seus infindáveis romances secretos.
Este filme e construído a partir de uma óptica mais cotidiana da vida do presidente. Sua narrativa tem inicio no episódio em que Juscelino rompe com o FMI, mostrando particularidades do presidente e dos que compõem seu circulo. Características marcantes do governo JK também aparecer no filme, como o Plano de Metas proposto no inicio de seu mandato. 
A trama se desenrola com plano principal seu romance com "princesinha" e a tentativa de assassinato a JK com a sabotagem do avião o qual iria viajar para cumprir compromisso políticos, por um grupo de militares que pretendia derrubar o presidente de seu cargo.
O filme mostra aspectos importantes da sociedade brasileiro do final da década de 1950, movimento estudantil,  figuras importantes do período como João Goulart, Jânio Quadros, Oscar Niemayer, Carlos Lacerda, seus relacionamento com JK. Acontecimentos como a construção de Brasília também são possíveis de serem vistos na tela.


 
 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"História do Brasil"

A Revista de História da Biblioteca Nacional e a Produtora Conspiração Filmes estão lançando a serie "História do Brasil" com 10 episódios, exibidos na Tv Brasil, recriando fatos importantes da história do Brasil.
A serie vai recriar sob a ótica de personagens comuns, que viveram fatos marcantes de nossa história, misturando a encenação dos fatos com depoimentos de pesquisadores brasileiros do assunto.
O primeiro episódio “Antes do Brasil – Cabo Frio, 1530”, vai encenar a colonização portuguesa nas tera que viriam a chamar-se Brasil. Mostra a capitura de um viajante europeu pelos índios Tupinambás que o consideram um inimigo, mostrando também esse contato entre os europeus e os índios nativos brasileiros.



Os 10 episódios seram postados aqui no blog assim que estiverem disponiveis.

Fonte
Revista de História da Biblioteca Nacional

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cinema e História

10.000 A.C.

Um filme sobre a difícil e emocionante vida na pré história.
O filme 10.000 A.C. conta a história de D’Leh, caçador de mamutes que se apaixona pela linda jovem  Evolet, que sendo sequestrada por uma perigosa tribo de guerreiros, obriga D’Leh a organizar um pequeno grupo de caçadores para resgatar sua amada. Este e a história que norte o filme.
 Romances a parte, o filme mostra com sua super produção, a realidade da vida humana durante a pré história, seus perigos e incertezas, as dificuldade onde homens e criaturas lutaram pela sobrevivência que levou homens e mulheres no inicio da evolução social humana.
O filme comete alguns equívocos quando tenta retratar alguns dos feitos humanos do período pré histórico, como na construção das pirâmides do Egito, nas quais o filme mostra o uso de mamutes na ajuda da construção, o que não condiz com a realidade, pelo fato de que os mamutes não viviam no deserto. O filme também mostra homens montando a cavalo, que so vai ocorreu se levarmos em consideração o nome do filme 6500 anos depois.
Equívocos a parte, o filme pode ser considerado um rica fonte de informação e exemplos de como viviam os primeiros seres humanos que temos registro, a luta diária para se manterem vivos e darem continuidade ao processo de evolução humana.